segunda-feira, 12 de março de 2012

O Senhor do Tempo

Haveria algo ou alguém antes de Deus? Ou, porque não seria Deus um ser criado?

 Me fiz essas perguntas quando novo, para logo em seguida raciocinar: Se Deus for um ser criado, quem quer que o tenha criado será ele o próprio Deus. E se houve alguém antes dele, ora, neste raciocíonio porque não haveria alguém antes deste alguém e assim por diante, numa genealogia divina sem sentido?

Ora, se alguém tivesse de vir primeiro, então a esse alguém eu chamaria Deus.



E por que Ele não poderia ter criado o tempo?

Sim, Deus criou o próprio tempo, sendo Ele mesmo anterior as nossas categorias de passado e futuro.

Aliás, Deus para ser meu Deus, tem de ser Senhor até do tempo! 
 
A medida que fui tendo acesso a ciência todos esses meus conceitos foram sendo esclarecidos.

O tempo, afinal de contas é algo relativo...
é totalmente dependente da velocidade. Dois aviões, em sentidos contrários (um a favor da rotação da Terra em oposição ao outro), sendo equipados com relógios perfeitos, ao se cruzarem, terão diferenças de 1 segundo em seus relógios, isso por conta das velocidades absolutas diferentes que a rotação da Terra impôs a cada um.

Einstein levou isso ao extremo em seu paradoxo dos gêmeos: se um gêmeo fosse deixado na Terra enquanto outro fosse levado para um passeio de alguns dias numa nave espacial à velocidade da luz, quando voltasse ele encontraria seu irmão na Terra já velho e de cabelos brancos, e ele ali ainda jovem...


Aliás, quando perguntado sobre a existência de Deus, Einstein disse: Se eu existo, porque não Deus? rs
 
Sabendo do tempo, que é assim, dá para entender o trabalho que os apóstolos e os profetas da Bíblia tiveram para tentar passar essa transcendência de Deus no tempo com as ferramentas de dois mil anos atrás.

Eu creio que Deus está para além do tempo, mesmo depois de criá-lo, claro, e que olha para o livro da vida não como nós olharíamos, folheando página por página, mas tendo todas elas estendidas a sua frente, passado, presente e futuro de tudo e de todos, em um piscar de olhos.

É por isso que Pedro dizia que um dia para Deus era como mil anos e mil anos para Deus era como um dia. E é por isso que João disse que o Cordeiro de Deus foi imolado antes da fundação do mundo. Isso já estava na mente dEle antes que houvesse qualquer coisa. É por isso que Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim.

Paulo usou o termo predestinação apenas porque não conhecia a física quântica. O próprio Calvino, inteligente como era, se preocuparia tanto com isso... Afinal, ele já nos viu, todos nós, até o nosso fim, milhares de vezes.

E mesmo assim não desistiu de nos amar. E mesmo assim escolheu a Cruz, o sofrer em nosso lugar, para que nossa dívida para com Ele e para com a humanidade fosse toda ela paga.


TETELESTAI! Está consumado! Foi o brado de vitória de Jesus que ecoa em minha vida, dois mil anos depois, e continuará a ecoar, a me perdoar, a me encher de Graça, até o que o tempo, de novo, perca o sentido.

Leonardo Cordeiro
Macaé
8/3/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário